18 de jun. de 2012

Annecy, a Veneza dos Alpes


Suas águas azul-esverdeadas e canais que atravessam a cidade velha lhe deu o apelido de "Veneza do Alpes". Mundialmente conhecida por seu apelo turístico e de sua excepcional qualidade de vida, Annecy tem sabido preservar seu charme e autenticidade, para deleite de seus moradores e dos turistas que têm a felicidade de conhecê-la.Respeito ao cidadão, quer morador, quer turística, é a tônica da administração local e o apreço pela coisa pública está, sem dúvida, indelevelmente gravado no DNA de cada habitante desta cidade especial, pois em Annecy tudo acontece e  funciona como deve.
Vamos conhecer, então, um pouco deste paraíso: 
Aqui, o canal que liga o rio Thiou ao lago Annecy, num dia de semana:




Nesta outra, num domingo, dia de lago, dia de parque, num ponto mais próximo da Ponte dos Amores :




Em por falar em dia de parque, vejam como são frequentados:





E cuidados:




E o lago, sempre muito utilizado pela população, das mais diversas formas:
Pescando:



Fazendo esportes náuticos:








Curtindo um piquenique ou passeando, simplesmente:










Assim são os dias no lago, onde o cidadão é respeitado, quando o estado lhe oferece, gratuitamente, sanitários deste padrão, espalhados, em quantidade suficiente, ao redor do lago:




Onde é disponibilizado, também gratuitamente, ao cidadão, através de diversas máquinas espalhadas ao redor do lago, saquinhos para recolher as fezes de seus cachorros e coloc[á-las nas lixeiras próprias.




Aliás, a bem da verdade, é bom esclarecer que todos os serviços do lago, inclusive as marinas públicas, e os parques de estacionamento, todos, indistintamente, são gratuitos.
Depois do lago, a Annecy Le Vieux, o movimentado, alegre e divertido ponto de encontro dos habitantes e frequentadores desta especial cidade, que preserva de forma muito inteligente seu casco histórico.








Que, iluminado e animado, é muito agradável:










E como presente de despedida, o Castelo de L’Isle, o monumento símbolo de  Annecy, erguido no meio do rio Thiou


Beijos e até Madrid, nosso próximo encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no blog.